Seja bem-vindo. Hoje é

LEIG@S

1.     Leigos Saletinos
           Nós, Leigos e Leigas Saletinos, somos Povo de Deus, chamados a  viver o Evangelho de Jesus Cristo, a divulgar o fato e a mensagem de Nossa Senhora da Salette, e convidados a aprofundar e viver a Espiritualidade Saletina, sendo cada qual uma fonte de amizade, união e esperança, com o compromisso maior de sermos um  “ elo” de conversão e reconciliação.
          Chamados e enviados por Deus para ser um sinal de Jesus Cristo no mundo, os Leigos e Leigas Saletinos reconciliados em si mesmos, com os outros, com a natureza e com Deus, se tornam por sua vez, mediadores da reconciliação ao anunciarem e testemunharem a misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo e por Maria em La Salette.

2.     Carisma

         Carisma é um dom. É a manifestação do Espírito Santo dado a cada um para proveito comum. (1 Cor 12, 4-7 )
         Centrados em Jesus Cristo e pelo carisma que recebemos, devemos estar atentos à realidade e agirmos de maneira simples, humilde, orante, compassiva e misericordiosa.
         Quis a graça de Deus que a espiritualidade Saletina tivesse o carisma da Reconciliação. Os Saletinos buscam ser pessoas reconciliadas para serem reconciliadoras.
         O mundo requer uma reconciliação universal em com base na Santíssima Trindade. Reconciliação esta que atinge todas as pessoas e cada pessoa por inteiro, no seu ambiente natural, cultural, social, familiar e de trabalho.


3.     O que pretendemos

         A experiência de Deus é o ponto de partida na caminhada da fé. Nossa Senhora, quando da aparição em La Salette, propõe um “remédio” para os males da sociedade. Ela deseja que a Reconciliação estenda seus ramos por toda parte. Nós, Leigos e Leigas Saletinos, nos caracterizamos por seu um Movimento Apostólico Missionário. Qualquer situação ou realidade, não importa em que lugar, diz respeito a cada um de nós. Enquanto houver uma pessoa no mundo que esteja sofrendo, o Saletino não pode descansar.
        A reconciliação exige uma atitude concreta de solidariedade, a favor da justiça e da paz. Isto é, estar com os que sofrem para aquecer-Lhes o coração com uma nova esperança. Reconciliar é acreditar que outro mundo seja possível.

        A reconciliação é também atitude do coração que se concretiza naquilo que construímos com as mãos. A humanidade vive em constante perplexidade. São muitas as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais, científicas e tecnológicas. Nem todas voltadas para o bem, nem todas voltadas para a vida.
       Com a solidariedade, reconciliação e integração, acreditamos na vida, na fé e no amor. É urgente reconstruir a solidariedade e a paz.
       As transformações no mundo atual deixam as pessoas em posições extremadas. A perplexidade é ainda maior se olharmos os graves problemas sociais que persistem e são agravados em consequências de séculos e séculos de desrespeito à vida e destruição da natureza com objetivos obscuros. No meio dessa realidade temos que reafirmar a importância da reconciliação. Urge entender estes mecanismos que ameaçam a vida e buscar soluções.
       Precisamos, com olhar crítico, entender o mundo de hoje pra vislumbrar saídas e novas alternativas.  A espiritualidade Saletina que nos caracteriza é luz no nosso caminho. Se tivermos inabalável fé em Deus, Ele se servirá de nós para reconciliar o mundo. Somos Igreja e atuando junto com os missionários Saletinos, queremos caminhar em comunhão com as diretrizes da Igreja do Brasil e do Continente Latino-americano.
      Por isso é compromisso do leigo Saletino;

1.     Ser firme na Fé. Deus quer que construamos a vida;
2.     Ter esperança apesar de tudo. Devemos apostar nas lutas, nas causas, com alegria e entusiasmo, acreditando sempre que há um caminho;
3.     Agir com caridade. Ser Igreja acolhedora e solidária, cada qual fazendo um pouco, pois cada gesto de reconciliação completa a ressurreição de Cristo.
A solidariedade reconciliadora é junção de fé, esperança e caridade, principalmente no serviço aos mais pobres e excluídos.

Porque todo aquele que nasceu de Deus, vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” ( 1 Jo 5,4 )

Formação

A formação do Leigo e LeigaSaletino acontece a nível regional e segue uma programação de cinco etapas a serem realizadas num período de 1 ano e meio.

 A metodologia de cada etapa segue a seguinte estrutura:
- Sexta-feira (á noite) – Abertura e celebração;
               -Sábado (dia todo) – aprofundamento da temática Saletina;
               - Domingo (até às 12h) – aprofundamento bíblico.

As etapas e os temas são os seguintes:

1ª etapa:
Tema: De um fato nasce um movimento
Sub-temas: O povo na época da Aparição
                       História da Aparição: Fato e mensagem
                       O movimento pós-aparição
 Aprofundamento Bíblico: O profetismo

2ª etapa: 
Tema: Salette, um local para a oração.
Sub-temas: Santuário.
                      Devoção.
                       Oração.
                       Graças.
Aprofundamento Bíblico: Os salmos

3ª etapa
Tema: O dom da reconciliação
Sub-temas: O perdão e a conversão.
                      A ética.
                      A gratuidade.
                      O afetivo
Aprofundamento Bíblico: A missão de Jesus

4ª etapa: 
Tema: A solidariedade reconciliadora
Sub-temas:             Leitura da realidade
                      Os apelos e sofrimentos de hoje.
                       A igreja e suas respostas.
                       O Compromisso cristão.
Aprofundamento Bíblico: Maria de Nazaré

5ª etapa:
Tema: Um mundo reconciliado na paz
Sub-temas: Os conflitos atuais da humanidade.
                     Por onde vai o mundo pós moderno.
                     As relações políticas e econômicas para a paz.
Aprofundamento Bíblico: A experiência de Deus na luta pela justiça.

6.4 –As reuniões dos Grupos Locais, no que se refere á formação, devem priorizar temas e assuntos ligados á Espiritualidade Saletina da Reconciliação.

Compromissos
Todos os membros são convidados a:

            - Rezar diariamente a oração a Nossa Senhora da Salette e/ou a Oração Vocacional Saletina:
            - Lembrar nas orações diárias de pedir por todos os companheiros leigos, leigas e participantes, especialmente pelos doentes;
            - Ler e refletir por alguns minutos, diariamente, os princípios de Vida e de Espiritualidade dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil;
            - Participar da missa nos dias 19 de cada mês.

Oração a Nossa Senhora da Salette

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós no calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los. Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para o vosso Filho. Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a Glória de Deus e o amor de nossos irmãos. Amém.

Nossa Senhora da Salette, reconciliadora dos pecadores,rogai sem cessar por nós, que recorremos a vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário